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Ônibus espaciais (Space Shuttle) parte 7 Final.O passado e o futuro

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Mensagem por Trinity Sex maio 27, 2016 8:35 pm

Próximo do fim do programa espacial Apollo, os oficiais da NASA já estavam olhando para o futuro do programa espacial americano. Eles estavam usando foguetes únicos e descartáveis. O que eles precisavam era de um foguete confiável, mais barato, talvez até um reutilizável. A idéia de um "ônibus espacial" reutilizável que pudesse ser lançado como um foguete, mas que pudesse pousar com um avião era atraente e seria uma grande realização tecnológica.
A NASA começou a estudar o projeto, o custo e o planejamento de um ônibus espacial e muitas empresas aeroespaciais exploraram os conceitos. Em 1972, o presidente Nixon anunciou que a NASA iria desenvolver um ônibus espacial ou sistema de transporte espacial (STS) reutilizável. A NASA decidiu que o ônibus consistiria em um módulo ligado a propulsores de foguetes de combustível sólido e a um tanque externo de combustível e outorgada com o contrato principal a Rockwell International.
Nessa época, a nave espacial usava escudos ablativos de calor que queimavam quando a nave reentrava na atmosfera da Terra. Entretanto, para ser reutilizável, uma estratégia diferente deveria ser usada. Os projetistas do ônibus espacial tiveram a idéia de cobrir o ônibus com todas as pastilhas de cerâmica isolante que pudessem absorver o calor da reentrada sem fazer mal aos astronautas.
embre-se que o ônibus deveria voar como um avião, mas planar como um planador ao aterrisar. Um módulo que funcionava foi construído para testar o design aerodinâmico, mas não para ir para o espaço. O módulo foi batizado de Enterprise por causa da nave da série "Jornada nas Estrelas". A Enterprise fez numerosos testes de vôo e aterrissagem, onde era lançada de um Boeing 747 e planava até uma pista de pouso na Base Aérea Edwards, na Califórnia.
Finalmente, após muitos anos de construção e testes (módulo, motores principais, tanque de combustível externo, propulsores de foguetes de combustível sólido), o ônibus estava pronto para voar. Quatro módulos foram feitos (Columbia, Discovery, Atlantis, Challenger). O primeiro vôo aconteceu em 1981, com o ônibus espacial Columbia, pilotado pelos astronautas John Young e Robert Crippen. O Columbia saiu-se bem e os outros ônibus logo fizeram vários vôos bem sucedidos.
Em 1986, o ônibus Challenger explodiu durante o vôo e toda a tripulação faleceu. A NASA suspendeu o programa do ônibus por vários anos, enquanto os motivos do desastre eram investigados e corrigidos. Depois de vários anos, o ônibus espacial voou de novo e um novo ônibus, Endeavour, foi construído para substituir o Challenger na frota.
Em 2003, enquanto reentrava na atmosfera da Terra, o ônibus Columbia desintegrou-se sobre os Estados Unidos. A NASA suspendeu o programa após o acidente e trabalhou febrilmente para fazer mudanças e fazer os ônibus voltarem a voar. Em 2006, o ônibus Discovery perdeu espuma do tanque de combustível externo. Mais uma vez o programa foi suspenso e os cientistas lutaram para resolver o problema.
Apesar dos ônibus espaciais significarem um grande avanço tecnológico, eles são limitados em relação à quantidade de carga útil que podem levar para a órbita. Os ônibus não são veículos pesados como os foguetes Saturno V ou o Delta. Eles não podem ir para órbitas muito altas ou escapar do campo gravitacional da Terra e ir para a Lua ou Marte.
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